Ads 468x60px

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Maior Show da Terra

by giovanni







olá familia GPbr a E3 se aproxima no horizonte e, por isso, a gpbr avaliou o que as três gigantes tem na manga.

Electronic Entertainment Expo é a feira de games mais esperada entre os jogadores

O fim de maio ou começo de junho tradicionalmente é marcado por um turbilhão de novidades para quem acompanha o mundo dos games. O mercado, já recuperado da habitual morosidade do início do ano, e se preparando para a alta temporada do segundo semestre, volta os olhos para Los Angeles, aonde se localiza a Electronic Entertainment Expo, popularmente conhecida como E3.


Na feira, os estúdios mostram seus principais games e tentam criar burburinho nos visitantes – exclusivamente membros da indústria ou jornalistas especializados. Antes da mostra começar, no entanto, as três gigantes (Sony, Microsoft e Nintendo) realizam conferências, com seus principais projetos para o futuro. Destrinchamos o que se sabe das conferências até agora e o que esperar para seus consoles, de hoje e de amanhã.


E já marque na agenda: este ano a feira acontece entre os dias 7 e 9 de junho, e as conferências poderão ser assistidas via streaming.


project cafe





Nintendo


A Nintendo costuma manter um sigilo forte sobre seus planos da E3. Mas é inegável que a Big N está surfando na direção de uma conferência promissora. Na esteira do lançamento do revolucionário 3DS, a empresa tem nas mãos o Project Café, o hypado sucessor do Nintendo Wii que, ainda que tenha alguns contornos definidos na “boatosfera”, ainda é um mistério gigantesco.


Para a conferência, a Nintendo ainda deve destacar vigorosamente o 3DS, ao se recuperar do início relativamente lento nas vendas e se preparando para o combate com o iPhone 5 e o NGP, o novo portátil da Sony. É quase certo que a empresa mostrará “Mario 3DS”, anunciado meio às sombras, além de martelar um pouco a nostalgia dos jornalistas com velhas novidades, como “Star Fox 64 3DS” e “Zelda: Ocarina of Time 3DS”. O novo “Mario Kart” pode também dar às caras, considerando que está previsto para ser lançado no segundo semestre.


Se você tem um Wii, não é motivo para pânico. Ainda que o console da Nintendo não tenha muitas novidades magníficas pela frente e já apresente sinais de que está prestes a sair de cena, a Big N ainda tem uma das maiores franquias na manga: é quase certa a presença de “The Legend of Zelda: Skyward Sword”. A má notícia é que “Twilight Princess” marcou tanto o início do Wii quanto o último suspiro do GameCube, mas se serve de consolo, o Wii parece ainda ter mais fôlego que o fracassado cubinho.


NGP



Sony


A Sony não está em uma posição muito confortável. Pouco antes do evento mais importante dos games, a empresa enfrenta uma guerra privada contra hackers, que estão desmantelando a PSN e até invadindo perfis dos jogadores. No meio disso tudo, o Move desponta como o periférico bem “meia boca”, no sentido de adesão e suporte. Estariam as nuvens negras em cima da Sony?


Não é pra tanto. A gigante japonesa provavelmente vai tentar embasbacar os presentes com os gráficos do próximo portátil, o NGP, o sucessor do PSP que promete visuais similares aos do PlayStation 3. Meio sumido desde seu anúncio oficial, o sistema já está sendo aplaudido por gente graúda como o guru Hideo Kojima, pai da rocambolesca série “Metal Gear Solid”.


No outro flanco, o PS3 está longe da morte. Pelo menos em 2011, o console está com a vida ganha, com títulos exclusivos recém-lançados e no porvir que fazem a concorrência tremer de medo. Dentre os pesos pesados estão “Uncharted 3: Drake’s Deception”, o retorno de “Twisted Metal”, “Resistance 3” e o ambicioso “The Last Guardian”, do Team Ico.


rising



Microsoft


Das três empresas que produzem hardware, a Microsoft é a que parece ter menos truques na manga. Com o Kinect já estabelecido no mercado e um novo modelo de Xbox 360 nas prateleiras, a empresa de Bill Gates parece estar quase sem munição para 2011 e além, com alguns projetos exclusivos ainda em fases primárias.


Se não tem novas opções de hardware, a Microsoft vai atacar com games. Um que certamente vai aparecer é “Gears of War 3”, que já está em fase de beta aberto. O brutal não é novidade na conferência: Cliff Bleszinski, chefe de design da Epic, já subiu ao palco para abordar o game em 2010.


Outro que deve dar as caras é o sumido “Metal Gear Solid: Rising”, um game mostrado também na conferência de 2010. No jogo, protagonizado pelo cyber-ninja Raiden, o foco é em controlar a espada, decidindo a angulação dos golpes. O foco é na precisão e também na possibilidade de cortar quase tudo no cenário, por vezes de forma estratégica.


Projetos ainda misteriosos incluem um próximo game da Lionhead (será que Peter Molyneux ousaria ‘Fable 4’ tão cedo?), boatos envolvendo um novo “Halo”, possivelmente um remake do primeiro e também o primeiro jogo da franquia sem a Bungie.


Um misterioso jogo da Rare (sumida desde ‘Kinect Adventures’) e o enigmático “Codename Kingdoms”, um título aparentemente de combate medieval desenvolvido pela Crytek. O Kinect também deve ter mais uma leva de games revelada, incluindo o peculiar “Kinect: Star Wars”, que gerou controvérsia e esperanças na E3 2010.


Plataformas: Xbox 360 Wii PSP PS3 DS




Nenhum comentário:

Postar um comentário